Joao Carlos Rocha

Feedback: o que é isso?

Ainda não descobri nada mais rápido, barato e eficaz do que um bom feedback para...

Feedback é uma destas palavras que traduzida para o português fica horrível. Imagine você chegar para um amigo ou colega de trabalho e dizer: vou lhe dar uma retroalimentação! Por isso, melhor usar o termo original em inglês.

Mas, o que é afinal, dar um feedback? É o procedimento que consiste em informar para o outro sobre seu desempenho, conduta ou aspectos de um trabalho realizado por ele, com o objetivo de estimular comportamentos futuros melhores. Afinal, todos nós temos áreas desconhecidas sobre nós mesmos, como descreve a Janela de Johari.

Em minha experiência de mais de trinta anos atuando dentro de corporações, em consultoria e coaching, para apontar caminhos de desenvolvimento para uma pessoa, ainda não descobri nada mais rápido, barato e eficaz do que um bom feedback.

Porém, para que o feedback funcione, é preciso que haja um acordo entre as pessoas, é necessário que quem dê o feedback o faça com objetividade, clareza e com base em fatos e dados.

De outra parte, quem o recebe, por sua vez, deve ouvir com atenção e evitar justificativa, pois se agir dessa maneira, além de não fazer proveito do presente que está ganhando, provavelmente desestimulará os demais a lhe darem feedback futuramente.

Tomando estes cuidados básicos, não tenha medo do feedback, é barato e não doi.

Comente, curta, compartilhe!

Sobre o autor | Website

João Carlos Rocha é coach de executivos, consultor empresarial, palestrante e escritor. Atua nas maiores e melhores empresas do Brasil, prestando consultoria nas áreas de planejamento estratégico, team building e gestão de pessoas. É coautor do livro Ser Mais com T&D e autor do livro Os 7 Portais de Jaspe.

Receba nossas melhores dicas e conteúdos.

Fique tranquilo. Odiamos Spam!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!