Joao Carlos Rocha

Só pode ser integrado o que foi devidamente separado

"Só pode ser convenientemente integrado o que foi devidamente separado.” Anaxágoras

“Só pode ser convenientemente integrado o que foi devidamente separado.”
Anaxágoras

 

Integrado e separado lhe parecem termos antagônicos? Ou seriam complementares?

Por que, quando saboreamos uma salada de frutas, conseguimos perceber e identificar claramente quando é a maçã, o morango ou o abacaxi, a fruta que passa por nossa língua? Como isso é possível, se estão todos misturados? A resposta é simples: porque um dia comemos separadamente cada uma destas frutas. Se nossas experiências anteriores fossem somente de comer saladas, não teríamos essa possibilidade, não é assim?

Esse fato do cotidiano ilustra bem o arquétipo revelado no axioma atribuído ao filósofo grego Anaxágoras. Por ser arquetípico e portanto universal, é uma base importante para diagnóstico e encaminhamento de problemas humanos e organizacionais.

Pelo menos na minha experiência, na vida e nas organizações, os problemas se apresentam na forma de saladas. Por isso, para construirmos soluções eficientes e eficazes precisamos de conceitos, métodos e ferramentas para, primeiro separar e depois juntar. Eis um princípio importante para coaching e consultoria de processos.

 

Comente, curta, compartilhe!

Sobre o autor | Website

João Carlos Rocha é coach de executivos, consultor empresarial, palestrante e escritor. Atua nas maiores e melhores empresas do Brasil, prestando consultoria nas áreas de planejamento estratégico, team building e gestão de pessoas. É coautor do livro Ser Mais com T&D e autor do livro Os 7 Portais de Jaspe.

Receba nossas melhores dicas e conteúdos.

Fique tranquilo. Odiamos Spam!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!