Janela de Johari e Avaliação 360

Este vídeo mostra de maneira bastante didática, com linguagem acessível e imagens simples o que é a Janela de Johari.

Este vídeo mostra de maneira bastante didática, com linguagem acessível e imagens simples o que é a Janela de Johari.

A janela de Johari é um modelo conceitual que descreve as relações interpessoais, constituindo-se em base conceitual para um sem número de ferramentas para coaching individual e desenvolvimento de equipes, com destaque para os processos de avaliação 360 graus.

Foi criada por Joseph Luft e Harrington Ingham, partindo do princípio que qualquer interação entre pessoas envolve elementos conhecidos e desconhecidos. Esses elementos podem ser virtudes ou defeitos, ou ainda, comportamentos, tanto os assertivos como os inadequados ou prejudiciais.

Assista o vídeo e saiba porque ela tem esse nome e como usar o conceito da Janela de Johari para melhorar seus relacionamentos.

A Janela de Johari considera que num relacionamento existem elementos conhecidos e desconhecidos. Assim, existe aquilo que eu reconheço em mim e que os outros também reconhecem. Esta é a área aberta.

 A segunda área é aquilo que eu desconheço em mim e que os outros também desconhecem. É a área desconhecida, Segundo a Janela de Johari é aquilo que por alguma razão ainda não se manifestou. sementes à espera das condições adequadas para germinar.

 A terceira área se refere àquilo que eu reconheço em mim e os outros desconhecem. Chamada de área secreta ou oculta, pode existir por uma decisão minha, de não revelar algo a meu respeito, ou porque o tempo de convivência ou as oportunidades de exposição com as demais pessoas envolvidas no relacionamento em questão ainda não foram suficientes para que os elementos ocultos fossem revelados.

 Finalmente existe aquilo que os outros reconhecem em mim e eu desconheço: é a área cega. Um exemplo pitoresco desta área é aquela  casquinha de feijão no dente ou a braguilha aberta. Todos ao meu redor estão percebendo, menos eu que provavelmente serei o último a saber. Substitua a casquinha de feijão por virtudes, defeitos ou comportamentos e verá que a analogia se encaixa perfeitamente.

Saiba mais, clicando aqui ou visitando o site http://rochaconsultores.com.br/blog

Comente, curta, compartilhe!

Sobre o autor | Website

João Carlos Rocha é coach de executivos, consultor empresarial, palestrante e escritor. Atua nas maiores e melhores empresas do Brasil, prestando consultoria nas áreas de planejamento estratégico, team building e gestão de pessoas. É coautor do livro Ser Mais com T&D e autor do livro Os 7 Portais de Jaspe.

Receba nossas melhores dicas e conteúdos.

Fique tranquilo. Odiamos Spam!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!