Quem você quer ser em dezembro de 2024?
“Quem quiser chegar
a ser o que não é,
deve começar
por deixar de ser o que é.”
(Raumsol)
Durante uma sessão de coaching, um dos meus clientes se propôs a ler dois capítulos de um livro até nossa reunião seguinte. Seria um exercício para retomar o hábito de ler.
Quando chegou o dia do encontro, ele manifestou não ter conseguido fazer a leitura, alegando falta de tempo.
Porém, ao longo da sessão, me contou que durante as noites estava revendo uma série que ele gostava muito e que estava sendo reprisada.
Enquanto narrava, de repente ele deu uma parada, ficou ligeiramente rubro e se questionou: “puxa vida, não consigo tempo para leitura, mas estou assistindo na TV algo que já vi! Pois bem, me comprometo a usar este tempo nas próximas semanas para a leitura do livro.”
Chegamos à sessão seguinte e o jovem executivo narrou que havia conseguido parar de assistir o seriado. Porém, ficava zanzando para lá e para cá dentro de casa com o livro na mão. Ia até a geladeira, dava um volta pelo quarto, sentava no sofá, mas não conseguia realizar a leitura.
Ao perceber que ele estava desanimado, lhe disse: veja, você já conseguiu a primeira etapa! Deixou de fazer algo e liberou o tempo para a nova atividade que pretende empreender. Agora fica mais fácil, só precisamos encontrar alguns estímulos para que você construa esta nova realidade.
O principal estímulo foi identificar uma leitura que fosse relevante para o seu objetivo maior, que era ser promovido num prazo de doze meses. Assim fizemos! Na sessão seguinte ele estava muito feliz, pois havia cumprido com sseu compromisso. Mais importante, algumas semanas depois ele havia consolidado o hábito e já emendava o terceiro livro.
Para chegar a voar, a borboleta precisou deixar de ser lagarta, precisou parar de rastejar.
Esta singela experiência contém a essência de algo muito comum nos diversos aspectos da vida. Veja o meu caso: para ser consultor independente, tive que deixar de ser empregado; para fazer uma dieta saudável, precisei parar de comer trash food, para me tornar homem, precisei deixar de ser criança.
Em síntese, estamos falando de três PERGUNTAS que, realizados nesta sequência, costumam ser poderosas para se criar um novo hábito e consequentemente uma nova versão de si mesmo:
- O que eu quero alcançar ao final deste ano?
- O que eu preciso tirar da minha vida imediatamente?
- O que eu preciso colocar no lugar que seja relevante para atingir meu objetivo?
Faz sentido? Assista ao vídeo de um minuto e deixe o seu comentário!
Seja o primeiro a comentar!