{"id":1723,"date":"2013-01-15T08:46:54","date_gmt":"2013-01-15T11:46:54","guid":{"rendered":"http:\/\/rochaconsultores.com.br\/?p=1723"},"modified":"2022-08-30T20:02:47","modified_gmt":"2022-08-30T20:02:47","slug":"gestao-de-pessoas-nine-box","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.joaocarlosrocha.com.br\/gestao-de-pessoas-nine-box\/","title":{"rendered":"Gest\u00e3o de Pessoas para Engenheiros: Nine Box"},"content":{"rendered":"
Gest\u00e3o de Pessoas \u00e9, segundo entendemos, uma ci\u00eancia t\u00e3o exata como inexata \u00e9 a Engenharia. Por isso, se complementam, e esse casamento d\u00e1 aos engenheiros – ao contr\u00e1rio do r\u00f3tulo que muitas vezes carregam no mercado – um diferencial para tratar do assunto.<\/span><\/p>\n <\/a><\/p>\n Por mais que uma equa\u00e7\u00e3o possa definir a curva de torque de um motor a combust\u00e3o, na pr\u00e1tica h\u00e1 um sem n\u00famero de fatores que impedem o tratamento do assunto com exatid\u00e3o, n\u00e3o \u00e9 assim?<\/p>\n Outro aspecto interessante na Engenharia \u00e9 que, com o aux\u00edlio da Matem\u00e1tica, \u00a0pode-se transitar de universos complexos para mundos mais simplificados, resolver o problema neste mundo e devolver a solu\u00e7\u00e3o para aquele. Testemunha disso nos d\u00e1 o matem\u00e1tico franc\u00eas Pierre Simon Laplace<\/em>\u00a0com sua transformada<\/a> que possibilita percorrer entre os dom\u00ednios da frequ\u00eancia e do tempo, facilitando muito a vida dos engenheiros, em especial os de automa\u00e7\u00e3o e os qu\u00edmicos.<\/p>\n Com esta introdu\u00e7\u00e3o, queremos demonstrar que \u00e9 poss\u00edvel partir de uma situa\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica complexa (comportamento humano, por exemplo) e transform\u00e1-la numa quest\u00e3o matematica menos complexa. A seguir, resolver a equa\u00e7\u00e3o matem\u00e1tica e devolver a solu\u00e7\u00e3o para a situa\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica. Esse movimento entre teoria e pr\u00e1tica se retroalimentando, nos permite criar solu\u00e7\u00f5es confi\u00e1veis. Afinal, se “na pr\u00e1tica a teoria \u00e9 outra”, tamb\u00e9m \u00e9 verdade que “nada mais pr\u00e1tico que uma boa teoria” (Kurt Lewin).<\/p>\n Quando o campo \u00e9 Gest\u00e3o de Pessoas, caminhamos com maior seguran\u00e7a se equacionarmos adequadamente dois fatores: potencial<\/em> e desempenho<\/em>. Quando compreendidos e tratados de maneira estruturada, inspiram o desdobramento de m\u00e9todos e ferramentas para trabalhar o ciclo completo de gest\u00e3o de pessoas, incluindo processos de recrutamento e sele\u00e7\u00e3o, assessment<\/em> (avalia\u00e7\u00e3o), feedback<\/em><\/a> 360 graus, desdobramento de metas e objetivos, planejamento sucess\u00f3rio, planos de treinamento, a\u00e7\u00f5es de desenvolvimento individuais e de equipes, coaching<\/em><\/a> e tantos outros.<\/p>\n Para dar continuidade a nossa linha de racioc\u00ednio, precisamos trabalhar algumas quest\u00f5es:<\/p>\n 1 – O que \u00e9 potencial? E desempenho?<\/p>\n 2 – Como traduzi-los em n\u00fameros?<\/p>\n 3 – Qual \u00e9 a inter-rela\u00e7\u00e3o entre as duas vari\u00e1veis?<\/p>\n 4 – O que estes indicadores revelam e sinalizam?<\/p>\n 5 – Qual \u00e9 a utilidade pr\u00e1tica desta abordagem?<\/p>\n <\/a><\/p>\n Potencial pode ser entendido como aquilo que uma pessoa \u00e9 capaz de fazer, capacidades que ela tem dentro de si. Algo que pode ser revelado, estimulado e aperfei\u00e7oado para produzir realiza\u00e7\u00f5es. S\u00e3o virtudes, como disciplina, paci\u00eancia e persist\u00eancia. No mundo do trabalho podemos pensar em coisas como lideran\u00e7a, comunica\u00e7\u00e3o ou racioc\u00ednio anal\u00edtico. Podem ser ainda habilidades espec\u00edficas como foco do cliente, foco em resultados, vis\u00e3o estrat\u00e9gica ou capacidade de liderar pessoas. O potencial d\u00e1 pistas do que uma pessoa \u00e9 capaz de fazer no futuro, at\u00e9 onde ela pode chegar.<\/p>\n Desempenho est\u00e1 relacionado ao cumprimento de metas, tenham sido estas impostas por si mesmo ou por outros. \u00c9 tudo aquilo que a pessoa fez acontecer, suas realiza\u00e7\u00f5es. O desempenho ou performance<\/em> fala sobre o seu passado.<\/p>\n Note que h\u00e1 uma rela\u00e7\u00e3o intuitiva entre as duas vari\u00e1veis, uma vez que \u00e9 o potencial que determina a capacidade de desempenhar. Tamb\u00e9m \u00e9 intuitivo que n\u00e3o basta o potencial. Uma \u00e1rvore plantada em terreno inadequado \u00e0s suas caracter\u00edsticas ou num ambiente que lhe seja hostil, dificilmente produzir\u00e1 frutos.<\/p>\n Como converter estes fatores em n\u00fameros? Como enxergar estas coisas de um jeito mais concreto, de forma gr\u00e1fica?<\/p>\n No caso do potencial, podem ser constru\u00eddas escalas de profici\u00eancia, tabelas de comportamentos que caracterizam a presen\u00e7a de determinada compet\u00eancia. Estas listas servir\u00e3o como refer\u00eancia para monitoramento, avalia\u00e7\u00e3o e direcionamento do profissional. A seguir uma ilustra\u00e7\u00e3o, tomando como exemplo a compet\u00eancia de liderar pessoas.<\/span><\/p>\n Ao avaliar o comportamento de determinada pessoa, tendo-se como refer\u00eancia a tabela, pode-se dar uma nota de 1 a 4. A m\u00e9dia das notas desta pessoa em todas as compet\u00eancias definidas para a sua fun\u00e7\u00e3o, dar\u00e1 um indicativo do seu potencial.<\/p>\n <\/a><\/p>\n Para que o desempenho se torne mensur\u00e1vel, \u00e9 preciso estabelecer objetivos, previamente acordados entre as partes, com defini\u00e7\u00e3o clara do que se quer alcan\u00e7ar, com metas, prazos, custos e outras vari\u00e1veis. Estes registros devem ser monitorados e realinhados ao longo do ano, fazendo-se uma avalia\u00e7\u00e3o ao final do per\u00edodo. \u00a0Veja um exemplo abaixo.<\/p>\n <\/a><\/p>\n Quando colocamos duas vari\u00e1veis no plano cartesiano e dividimos tanto o eixo das ordenadas como o das abscissas em 3 partes, ao fazermos a interse\u00e7\u00e3o de “x” e “y” temos nove blocos, formato conhecido internacionalmente como “nine box<\/em>“.<\/p>\n Fazendo isso com desempenho e potencial, temos a figura abaixo e de acordo com o resultado, pode-se classificar a posi\u00e7\u00e3o da pessoa.<\/p>\n \u00a0<\/a><\/p>\n Esta classifica\u00e7\u00e3o, por si, j\u00e1 d\u00e1 sinais do que fazer em rela\u00e7\u00e3o ao profissional. A figura a seguir mostra exemplos de poss\u00edveis a\u00e7\u00f5es recomendadas em fun\u00e7\u00e3o do quadrante em que a pessoa se encontra.<\/p>\n <\/a><\/p>\n Como vimos, usado individualmente, o nine box<\/em> permite identificar a posi\u00e7\u00e3o do profissional e direcionar a\u00e7\u00f5es para gest\u00e3o de carreira e remunera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n <\/a><\/p>\n Depois de feitas as avalia\u00e7\u00f5es individuais, deve-se montar um nine box<\/em> com os nomes de todos os profissionais da \u00e1rea. Comumente chamado de talent pool<\/em> ou piscina de talentos, este quadro \u00e9 uma fotografia que revela como est\u00e1 o equil\u00edbrio, quem est\u00e1 na linha de sucess\u00e3o e que pessoas precisam ser movimentadas ou desligadas, dentre outras a\u00e7\u00f5es.<\/p>\n Numa vis\u00e3o ainda mais ampla, ao se reunirem os l\u00edderes de v\u00e1rias \u00e1reas com seus respectivos nine box<\/em>, pode-se fazer a an\u00e1lise tamb\u00e9m mais ampla. \u00c9 poss\u00edvel, por exemplo, identificar a possibilidade de interc\u00e2mbio de pessoas entre diferentes \u00e1reas, buscando cada vez mais colocar as pessoas certas nos lugares certos.<\/p>\n N\u00e3o \u00e9 demais lembrar que esta piscina \u00e9 extremamente din\u00e2mica, que quest\u00f5es individuais e de contexto fazem com que as pessoas naveguem nos seus quadrantes, que tenha gente saindo e entrando na piscina ao longo do tempo.<\/p>\n Voltando ao come\u00e7o do texto, sugerimos que a Gest\u00e3o de Pessoas \u00e9 uma ci\u00eancia t\u00e3o exata quanto inexata \u00e9 a Engenharia. Se a performance de um motor a combust\u00e3o pode ser representada matematicamente a partir da rela\u00e7\u00e3o entre rota\u00e7\u00e3o e pot\u00eancia; de maneira an\u00e1loga o rendimento de um profissional pode ser retratado por seu potencial e desempenho. Ambas as representa\u00e7\u00f5es nos d\u00e3o sinais do que podemos esperar deles, em que condi\u00e7\u00f5es trabalham melhor e quais s\u00e3o suas limita\u00e7\u00f5es.<\/p>\n A grande diferen\u00e7a \u00e9 que aqui estamos falando de um ser que pensa, sente e quer, um tanto mais imprevis\u00edvel que a m\u00e1quina. Por isso, mesmo sabendo que os conceitos e artif\u00edcios matem\u00e1ticos ora apresentados s\u00e3o comprovadamente eficazes como ferramentas de gest\u00e3o, n\u00e3o devemos perder de vista que, quando nos aproximarmos de algu\u00e9m para saber como anda seu desempenho e formar o ju\u00edzo a respeito de seu potencial, vale a recomenda\u00e7\u00e3o de Carl Jung: “Conhe\u00e7a todas as teorias, domine todas as t\u00e9cnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana”.<\/p>\n Para saber mais ou implementar em sua organiza\u00e7\u00e3o um Sistema de Gest\u00e3o de Pessoas, fale conosco<\/a>.<\/p>\nPotencial e Desempenho<\/h1>\n
Como Medir Potencial?<\/h1>\n
Como Medir Desempenho?<\/h1>\n
Nine Box<\/h1>\n
Recomenda\u00e7\u00f5es finais<\/h1>\n
Conclus\u00e3o<\/h1>\n<\/div>\n